terça-feira, 25 de setembro de 2012

RELATO PESSOAL - CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO

 




 
             O     relato também constitui um gênero textual

Sempre compartilhamos as experiências do cotidiano com nossos amigos, familiares e colegas de classe. Geralmente, quando algo de novo nos acontece, mal esperamos o momento certo de relatar tudo o que ocorreu, não é verdade? Trata-se de algo tão rotineiro e natural, que nem nos damos conta de seus muitos aspectos. 
Já quando se trata da escrita, os diferentes gêneros textuais, ou seja, os diferentes tipos de textos se referem às várias situações de comunicação, a maneira específica sobre o que pretendemos dizer, ou seja, um e-mail, uma reportagem, uma fábula, entre muitas outras. Você se lembra que cada um destes possui características próprias? 

Dessa forma, o relato pessoal possui os mesmos elementos do texto narrativo, pois contém personagens, o fato acontece em um determinado lugar, num determinado momento e, sem dúvida, é narrado por alguém. Assim, qualquer pessoa pode revelar fatos interessantes de sua vida, permitindo assim que todos possam conhecê-los. 
Algumas características são próprias do relato pessoal, como por exemplo, o uso dos tempos verbais, uma vez que eles geralmente são expressos no tempo passado, por se tratar de algo que já aconteceu. A linguagem costuma ser adequada aos diferentes tipos de leitores, ou seja, para aquele que possui um conhecimento maior, entre outros. 
Há alguns relatos que depois se transformam em documentos históricos, que podem ser publicados por jornais, revistas, livros, sites etc., funcionando, portanto, como fonte de pesquisa histórica, de modo a servir de aprendizado para muitas pessoas.
RELATO PESSOAL / Características
 
Narra fatos reais vividos por uma pessoa e suas consequências;
Apresenta elementos básicos da narrativa como:
- sequência de fatos, - pessoas, - tempo,
-espaço.
O narrador é protagonista; Verbos e pronomes são empregados predominantemente na 1ª pessoa;

O Relato Pessoal por se tratar de um discurso das experiências pessoais, os verbos se encontram no tempo passado e a linguagem pode variar, podendo ser tanto formal quanto informal. Tudo dependerá do grau de intimidade que existe entre narrador e seus interlocutores.

O assunto é abordado de forma a destacar a participação ou o ponto de vista do autor sobre o que é relatado.


ATIVIDADE PROPOSTA

Escreva um relato pessoal contando algum episódio marcante de sua vida.

Profa. Selma



 

9 comentários: